segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pares mínimos : FÁCIL e OFERECIDO (leia post "Fácil, extremamente fácil" aí embaixo.)

... Continuando o assunto sobre pessoas [-difíceis], o nosso amigo Solair, afilhado da professora Juliana, vulgo slo(g)an, introduz:
Solair : " - Gente, o Mário tá falando aí, ó!"
Mário, aquele : " - Estou me oferecendo para dar explicações para o Sloan, alguém mais quer ir? Assim eu não preciso explicar tudo de novo pra vocês."
Ronne, inferindo : " - Quando?"
Mário, o mesmo : " - Hoje, depois do almoço."
Ronne, desculpando-se : " - Ah, hoje não dá pra mim não."
Solair, alardeando: " - Galera, ninguém mais quer ter aula com o Mário, não? Ele está se oferecendo."
'O' Mário : "- É, eu admito que sou oferecido mesmo."
Michelle, concluindo : " - Que cambada de gente fácil!"

Aí fiquei a me perguntar: Qual seria o traço distintivo entre o /fácil/ e o /oferecido/?

Facil, extremamente fácil

Conversa de fim de aula entre Priscila (Gregoriana) e o famoso escritor francês Victor Hugo:
Priscila : " - Oi, vai almoçar aqui hoje?"
VH : " - Acho que sim."
Priscila (com ar de rainha do deserto) : " - Então vamos."
Ronne, bicando, com ar de admiração : " - Nossa, já?"
Priscila, dirigindo-se aos seus súditos : " - O Victor é fácil assim mesmo."
"Hmmm" - pensamento pairado no ar.