O tão esperado fim de ano.
Não sei para vocês, mas esse semestre foi o mais sofrido de todos (e acho que posso falar em nome de alguns), embora tenhamos feito apenas dois. O espírito reclamão de caloura não me deixa calar.
Alguém aprendeu algo sobre poesia? Ouviram algum nome que não fosse Baudelaire? Aprenderam como É o Tchan é um exemplo de musicalidade?
Já são fluentes no indo-europeu? BH, GH, e DH querem dizer alguma coisa pra você? Solidarizaram-se com os desafortunados que não sabem usar o PowerPoint e o Word? Inclusão digital já!
Aprenderam o que é um trabalho orgânico? Se você pensa que algo "orgânico" se trata apenas de cadeias de hidrocarbonetos, sua mente é muito simplória e limitada. (abro espaço para reclamações relacionadas a outras habilitações)
Sabem agora como não misturar alhos com bugalhos? Hein? Que mais? Aprenderam que literatura comparada não é um vale-tudo?
NOT.
Enfim. Só sentirei saudade das pessoas que passaram por toda essa merda comigo.
A elas, desejo ótimas férias, um feliz Natal e blá blá blá.
Aos digníssimos que tornaram nosso semestre tão longo, desejo falsidades mil, um abraço e até nunca mais.
*Responsabilizo todos os professores picaretas e suas matérias ruins pela falta de posts durante o semestre inteiro. Minha inspiração foi embora, assim como o tesão pela vida acadêmica.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
domingo, 14 de setembro de 2008
Achados e perdidos
Anúncio pregado numa parede da FALE:
Procura-se calcinha!
Na semana passada fui a uma festa, e em um momento de distração acabei perdendo uma calcinha. E não é uma qualquer, tem valor simbólico e eu gostaria muito de recuperá-la.
Se você viu ou tem alguma idéia do paradeiro, por favor, ligue para 8545-0269.
Por motivos óbvios, prefiro não me identificar. Então, deixe um recado na secretária eletrônica que eu ligo de volta.
Deus. Não sei por onde começar. É muita piada pronta...mas vamos aos comentários.
- Momento de distração: O que seria um momento de distração? Quanto ele precisaria durar pra perder uma calcinha? Tipo, pisquei e ops! Cadê minha calcinha?!
- E não é uma qualquer: Talvez a dona seja, mas sem julgamentos, já que estamos na FALE.
- Tem valor simbólico: Era sua calcinha da sorte? Você usava quanto estava ovulando e pronta para atacar? Que-pe-na, vai ficar pra titia. (Considerando que a dona é uma mulher, mas se tratando de FALE, pode ser até de um poste.)
- Se você viu ou tem alguma idéia do paradeiro: Vamos fazer uma prova do Gugu e procurar o objeto escondido pela faculdade? Quem achar ganha...um biscoito de queijo fálico.
- 8545-0269: Se essa pessoa eu fosse, de número eu mudaria.
- Por motivos óbvios, prefiro não me identificar: Por motivos óbvios, você não deveria nem estar procurando sua calcinha!
Não acreditamos na veracidade desse anúncio, mas foi preciso fazer uma manifesto.
Bom senso, né, pessoas?
Procura-se calcinha!
Na semana passada fui a uma festa, e em um momento de distração acabei perdendo uma calcinha. E não é uma qualquer, tem valor simbólico e eu gostaria muito de recuperá-la.
Se você viu ou tem alguma idéia do paradeiro, por favor, ligue para 8545-0269.
Por motivos óbvios, prefiro não me identificar. Então, deixe um recado na secretária eletrônica que eu ligo de volta.
Deus. Não sei por onde começar. É muita piada pronta...mas vamos aos comentários.
- Momento de distração: O que seria um momento de distração? Quanto ele precisaria durar pra perder uma calcinha? Tipo, pisquei e ops! Cadê minha calcinha?!
- E não é uma qualquer: Talvez a dona seja, mas sem julgamentos, já que estamos na FALE.
- Tem valor simbólico: Era sua calcinha da sorte? Você usava quanto estava ovulando e pronta para atacar? Que-pe-na, vai ficar pra titia. (Considerando que a dona é uma mulher, mas se tratando de FALE, pode ser até de um poste.)
- Se você viu ou tem alguma idéia do paradeiro: Vamos fazer uma prova do Gugu e procurar o objeto escondido pela faculdade? Quem achar ganha...um biscoito de queijo fálico.
- 8545-0269: Se essa pessoa eu fosse, de número eu mudaria.
- Por motivos óbvios, prefiro não me identificar: Por motivos óbvios, você não deveria nem estar procurando sua calcinha!
Não acreditamos na veracidade desse anúncio, mas foi preciso fazer uma manifesto.
Bom senso, né, pessoas?
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
¿Dónde están?
Como todos sabemos, semana passada aconteceu na FALE o V Congresso dos/de Hispanistas. Houve palestras, (e)stand(e)s, empolgação para alguns alunos e incômodo para os xenófobos e agorafóbicos.
O interessante é que, durante o evento, não ouvimos ninguém falando em espanhol em canto algum, mesmo com o prédio apinhado de participantes.
¿Dónde errrtaban lorrr hirrrpanirrrtarrr?
Obs 1: Coleguinhas que participaram como monitores não contam como contra-exemplo!
Obs 2: As aulas começaram há tempos, mas a preguiça de postar só acabou agora. De volta a nossa programação normal.
O interessante é que, durante o evento, não ouvimos ninguém falando em espanhol em canto algum, mesmo com o prédio apinhado de participantes.
¿Dónde errrtaban lorrr hirrrpanirrrtarrr?
Obs 1: Coleguinhas que participaram como monitores não contam como contra-exemplo!
Obs 2: As aulas começaram há tempos, mas a preguiça de postar só acabou agora. De volta a nossa programação normal.
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Le fin.
Pois é, gente.
Mais um semestre se foi. E como foi rápido, hein!?
Vocês já pararam pra pensar que não somos mais calouros?
Parece que foi ontem que cercaram a sala e começaram a pegar todo mundo pelo braço e levar lá pra fora pra... Caramba! Como vôou!
E eu que esperava sair desse primeiro semestre sabendo tudo (bem, tudo não mas pelo menos uma boa quantidade) de gramática normativa! Quando assustei tava dando adeus a Eveliny(e).
Agora não tem mais 'Welcome to the University'. Agora não tem mais sons que 'vivram' em um dialeto 'quarquer' na terra de pataka!
O sonho acabou. Colegas vão começar a traçar rumos mais distintos. Novos e novas colegas virão. Novos professores, novas matérias, teremos contato com novas línguas (sim, nesse sentido também!) . Teremos mais coisas com o que nos preocupar.
Mas peraí. Vamos com calma. Isso é só lá pro mês de agosto, que diga-se de passagem, já está aí na esquina. Mas até lá ainda teremos tempo pra aproveitar muitas coisas. Uns se vão para seus entes querido que moram longe. Outros se vão pra longe dos entes queridos. Outros como eu vão continuar por aqui mesmo.
Mas o mais importante é que, pelos próximos 30 dias não teremos aquela rotina matinal.
Confesso que estava precisando, e precisando muito. Mas quem não estava?
E isso quer dizer também que o falecimentos vai ficar mais deserto ainda, já que não vai ter muito o que se acontecer na FALE.
Então pra compensar a escassez que provavelmente assolará o nosso querido blog estamos desejando, nesse enorme post, felizes e prazerosas férias para todos os que colaboraram postando, respondendo e, principalmente, sendo usado com matéria-prima como assunto para matar o tempo alheio.
Equipe do FALEcimentos.
Olá, meu nome é estranho!
Todos a postos. A prova de Gramática tradicional está prestes a começar.
Luts (vulgarmente conhecida como Luiza Lanari) começa a organizar seus livros sobre a carteira:
Luts:
- Ainda bem que hoje eu vim preparada. Estou aqui com o Celso Cunha e com o Evanildo Bechara.
Solair, que no passado era conhecido também como slo(g)an, surpreso, faz aquela cara de quem acabou de ouvir a novidade da semana:
- Cara***, véi! O primeiro nome do Bechara é Evanildo!!! Mas que nome estranho, hein! Que isso!
Confesso que também fiquei preocupado com o acesso de riso da Luts, mas nada demais aconteceu. Também, depois de uma dessas...
Luts (vulgarmente conhecida como Luiza Lanari) começa a organizar seus livros sobre a carteira:
Luts:
- Ainda bem que hoje eu vim preparada. Estou aqui com o Celso Cunha e com o Evanildo Bechara.
Solair, que no passado era conhecido também como slo(g)an, surpreso, faz aquela cara de quem acabou de ouvir a novidade da semana:
- Cara***, véi! O primeiro nome do Bechara é Evanildo!!! Mas que nome estranho, hein! Que isso!
Confesso que também fiquei preocupado com o acesso de riso da Luts, mas nada demais aconteceu. Também, depois de uma dessas...
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Pares mínimos : FÁCIL e OFERECIDO (leia post "Fácil, extremamente fácil" aí embaixo.)
... Continuando o assunto sobre pessoas [-difíceis], o nosso amigo Solair, afilhado da professora Juliana, vulgo slo(g)an, introduz:
Solair : " - Gente, o Mário tá falando aí, ó!"
Mário, aquele : " - Estou me oferecendo para dar explicações para o Sloan, alguém mais quer ir? Assim eu não preciso explicar tudo de novo pra vocês."
Ronne, inferindo : " - Quando?"
Mário, o mesmo : " - Hoje, depois do almoço."
Ronne, desculpando-se : " - Ah, hoje não dá pra mim não."
Solair, alardeando: " - Galera, ninguém mais quer ter aula com o Mário, não? Ele está se oferecendo."
'O' Mário : "- É, eu admito que sou oferecido mesmo."
Michelle, concluindo : " - Que cambada de gente fácil!"
Aí fiquei a me perguntar: Qual seria o traço distintivo entre o /fácil/ e o /oferecido/?
Solair : " - Gente, o Mário tá falando aí, ó!"
Mário, aquele : " - Estou me oferecendo para dar explicações para o Sloan, alguém mais quer ir? Assim eu não preciso explicar tudo de novo pra vocês."
Ronne, inferindo : " - Quando?"
Mário, o mesmo : " - Hoje, depois do almoço."
Ronne, desculpando-se : " - Ah, hoje não dá pra mim não."
Solair, alardeando: " - Galera, ninguém mais quer ter aula com o Mário, não? Ele está se oferecendo."
'O' Mário : "- É, eu admito que sou oferecido mesmo."
Michelle, concluindo : " - Que cambada de gente fácil!"
Aí fiquei a me perguntar: Qual seria o traço distintivo entre o /fácil/ e o /oferecido/?
Facil, extremamente fácil
Conversa de fim de aula entre Priscila (Gregoriana) e o famoso escritor francês Victor Hugo:
Priscila : " - Oi, vai almoçar aqui hoje?"
VH : " - Acho que sim."
Priscila (com ar de rainha do deserto) : " - Então vamos."
Ronne, bicando, com ar de admiração : " - Nossa, já?"
Priscila, dirigindo-se aos seus súditos : " - O Victor é fácil assim mesmo."
"Hmmm" - pensamento pairado no ar.
Priscila : " - Oi, vai almoçar aqui hoje?"
VH : " - Acho que sim."
Priscila (com ar de rainha do deserto) : " - Então vamos."
Ronne, bicando, com ar de admiração : " - Nossa, já?"
Priscila, dirigindo-se aos seus súditos : " - O Victor é fácil assim mesmo."
"Hmmm" - pensamento pairado no ar.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Um pouco de cultura inútil italiana
Quer pedir para alguém pôr a fita k7 no som (ou em qualquer outro lugar)? Então diga:
Metteme la cassetina, per favore!
Quer pedir para alguém pôr a fita k7 EXATAMENTE na sua bolsinha? Diga:
Metteme la cassetina nella borsetta, per favore!
Quer enfatizar os pedidos? Acrescente alguns gestos tipicamente italianos e diga:
Metteme la cassetina nella borsetta, per favore! Dai! Forza!
E se formos considerar a "delicadeza" da professora Patrizia, dá pra achar que ela é bem safadinha...
Metteme la cassetina, per favore!
Quer pedir para alguém pôr a fita k7 EXATAMENTE na sua bolsinha? Diga:
Metteme la cassetina nella borsetta, per favore!
Quer enfatizar os pedidos? Acrescente alguns gestos tipicamente italianos e diga:
Metteme la cassetina nella borsetta, per favore! Dai! Forza!
E se formos considerar a "delicadeza" da professora Patrizia, dá pra achar que ela é bem safadinha...
domingo, 25 de maio de 2008
Bruce Lee e seus golpes na língua
De acordo com o nosso querido professor de Lingüística, ou melhor, de acordo com o seu website, a UFMG só se mudou para Belo Horizonte depois de 1997.
Talvez ele tenha se perdido na tradução. Mas a parte mais interessante é que pode se encontrar essa informação tanto na versão em português como em inglês.
Fico pensando onde será que a Universidade se encontrava antes disso...
Talvez ele tenha se perdido na tradução. Mas a parte mais interessante é que pode se encontrar essa informação tanto na versão em português como em inglês.
Fico pensando onde será que a Universidade se encontrava antes disso...
terça-feira, 29 de abril de 2008
Gênero erótico
Estávamos eu, Leonora e Mara na aula de Oficina, da professora Gláucia Muniz, quando a fodona que publica artigos na Suécia e não se cansa de jogar isso na nossa cara (perdão pela empolgação) falava sobre alguns gêneros textuais. Um desses gêneros era a tal da "jaculatória", um tipo de oração, não tenho certeza. Enfim. Uma das características citadas no texto em que acompanhávamos era que a jaculatória era um gênero "iminentemente oral". Precisava comprometer toda a nossa concentração na aula?
E depois as pessoas vão pensar que eu tenho fixação por esse tipo de assunto...
E depois as pessoas vão pensar que eu tenho fixação por esse tipo de assunto...
sábado, 26 de abril de 2008
Falecimentos da semana!
Desde a ultima posagem aqui sobre a variação da Michele, não tivemos muitos falecimentos.
Mas podemos citar alguns como:
-Também na aula de Gramática Tradicional, a Priscila (Osório) sugeriu a outra Priscila (Maria) sentada na fileira de trás que ligasse para a Tabata pois a professora iria fazer a chamada ou entregar alguma coisa. A Tábata é que achou bem interessante pois estava sentada bem atrás da Priscila (Osório). Obrigado Priscila!
- Quem faz aula de Oficina de Textos com a Prof. Juliana Chalub teve a oportunidade de presenciar o colega Sloan sendo rebatizado pela própria Professora. A partir daquela data ele passou a ser oficialmente chamado de "Solair". Parabéns!
- De resto, foi na aula do Bruce Lee que todos tiveram a chance de praticar algumas cuspidinhas e rosnados de leve tentando pronunciar os fricativos, velares, africados, alveolopalatais, oclusivos, aproximantes, abertos, arredondados e adjacências. Em meio a exemplos e demonstrações, o Professor chegou a duvidar da autenticidade do sotaque da Maria Tereza (que já virou modelo, tadinha! Várias pessoas quiseram saber como se pronuncia palavras como 'Dostoievsky' no dialeto carioca). Agora é só praticar a nova caligrafia tentando escrever 'a', 'y', 'r' de cabeça pra baixo '3', 'N', 'R' invertido e ficar fazendo força pra produzir algum som sem ter que expelir nenhuma secreção indesejável!
Alguém se lembra de mais algum?
Mas podemos citar alguns como:
-Também na aula de Gramática Tradicional, a Priscila (Osório) sugeriu a outra Priscila (Maria) sentada na fileira de trás que ligasse para a Tabata pois a professora iria fazer a chamada ou entregar alguma coisa. A Tábata é que achou bem interessante pois estava sentada bem atrás da Priscila (Osório). Obrigado Priscila!
- Quem faz aula de Oficina de Textos com a Prof. Juliana Chalub teve a oportunidade de presenciar o colega Sloan sendo rebatizado pela própria Professora. A partir daquela data ele passou a ser oficialmente chamado de "Solair". Parabéns!
- De resto, foi na aula do Bruce Lee que todos tiveram a chance de praticar algumas cuspidinhas e rosnados de leve tentando pronunciar os fricativos, velares, africados, alveolopalatais, oclusivos, aproximantes, abertos, arredondados e adjacências. Em meio a exemplos e demonstrações, o Professor chegou a duvidar da autenticidade do sotaque da Maria Tereza (que já virou modelo, tadinha! Várias pessoas quiseram saber como se pronuncia palavras como 'Dostoievsky' no dialeto carioca). Agora é só praticar a nova caligrafia tentando escrever 'a', 'y', 'r' de cabeça pra baixo '3', 'N', 'R' invertido e ficar fazendo força pra produzir algum som sem ter que expelir nenhuma secreção indesejável!
Alguém se lembra de mais algum?
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Oi?
Michelle bastante pertinente à aula de gramática tradicional. A professora dissertava sobre flexão, variaçao, derivação etc.
Eis que uma luz paira sobre a Michelle que lança sem pestanejar:
"Se o pessoal da FAFICH é chamado de faficheiro, então nós somos os faleiros!"
Seria isso uma variação?
Eis que uma luz paira sobre a Michelle que lança sem pestanejar:
"Se o pessoal da FAFICH é chamado de faficheiro, então nós somos os faleiros!"
Seria isso uma variação?
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)